Promotor
Município de Lagoa
Breve Introdução
11º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa
Estamos na presença do 11º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, que começa a fazer história como um sustentado momento da vida cultural da Câmara Municipal de Lagoa e para o qual contribuem, de forma significativa, o seu Presidente Dr. Luís Encarnação e a sensibilidade e empenho da senhora Vereadora da Cultura Prof. Ana Cristina Martins.
Como responsável pela Direção Artística do Festival, procurámos, mais uma vez, enquadrar a música de excelência dos artistas convidados nos locais de referência que representam o património paisagístico, monumental e turístico do Concelho de Lagoa e, em simultâneo, não perder de vista a integração do Festival no espírito que o Município valoriza como eixo estratégico: Lagoa Cidade Educadora.
Este ano temos como singular novidade, duas grandes e interessantes iniciativas:
- A Exposição «Músicas de Ver» com a apresentação, culturalmente valiosa, dedicada ao tema: Alaúdes do Mundo que decorrerá de 21 de Setembro a 3 de Novembro de 2024 no Auditório Carlos do Carmo;
- Dia 1 de Outubro – Dia Mundial da Música – também no Auditório Carlos do Carmo e para encerramento do 11º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, o espetáculo que denominamos de «Irish Celtic Night», “Uma Noite Celta”.
Estas duas iniciativas têm o alto patrocínio da DGArtes,
Sob o ponto de vista estritamente musical propomos, como sempre, a conjugação de várias sonoridades e géneros musicais, reconhecidos na prática artística contemporânea e que nos fala da Guitarra, dos seus intérpretes e da sua música.
Sinopse
—EDUARDO PASCUAL DUO DE GUITARRAS (duração 40 minutos)
Juntamente com o seu filho Mateia Pascual Obradovic, de 16 anos, oferecem interpretações ricas em nuances e recursos, precisos em ritmos e cheios de energia, do Renascimento à exigente música de Turina, Granados, Falla ou Albéniz, sabem evocar a exuberância das três culturas.
Dois músicos virtuosos de grande plasticidade e capacidade interpretativa capazes de evocar as atmosferas mais subtil e menos imaginável. As suas performances, ricas em nuances e recursos técnicos, tornam o seu repertório tão variado e sugestivo, uma memória duradoura para o público.
15 minutos intervalo
—DUO GUIRIMBADU- GUITARRA - MARIMBA E VIBRAFONE (duração 40 minutos)
Partindo das atividades artísticas e académicas desenvolvidas pelos músicos Eudoro Grade (guitarra) e Vasco Ramalho (marimba) foi possível desenhar um projeto que proporcionasse a interação entre a doçura e a poesia melódica da marimba com a liberdade e exaltação da guitarra.
A mistura resulta numa sonoridade intemporal e inconformista, numa identificação intimista de matriz africana e europeia, numa metamorfose de timbres e momentos que nos suspendem e surpreendem.
O projeto artístico apresentado pelo DUO GUIRIMBADU “Sonoridades Intemporais” convoca-nos, então, para um reportório tanto de improvisações estruturantes como de motivos melódicos de inspiração étnica ou de “canções” temáticas voltadas para a construção de sons tradicionais, numa proposta de resgate de forte musicalidade contemporânea num horizonte renovado de emoções ao encontro da expetativa do grande público
O Duo Guirimbadu tem-se apresentado em vários festivais de Música em Portugal, Itália, Montenegro, Alemanha, França, Espanha, Croácia e Republica Checa.