Promotor
Museu do Oriente (Fundação Oriente)
Breve Introdução
CURSO
ENTRE MUNDOS: MEDIADORES CULTURAIS EUROPA-ÁSIA NA ÉPOCA MODERNA
Com Jorge Flores
Presencial e online
DATAS | Sábados | 4, 11, 18 e 25 Maio
HORAS | 10.00 às 13.00
PÚBLICO ALVO | M/16 anos [idade indicativa]
PARTICPANTES | Mín. 20
PREÇO | €70
Presencial e online
Este curso pretende explorar o fenómeno de intermediação cultural entre sociedades europeias e sociedades asiáticas no período que se estende ca. 1500 a ca. 1800, isto é, antes do advento do "verdadeiro" colonialismo ocidental que haveria de dominar os dois séculos seguintes. Para além de uma reflexão geral sobre o que significava ser go-between naquele tempo e espaço, o curso ancora-se na apresentação de um conjunto de estudos de caso que permitirão entender a diversidade e alcance do fenómeno em si. Assim, considerar-se-ão várias áreas de mediação, desde a política, a guerra e os negócios, à tradução, à ciência e à religião. Discute-se o perfil e a trajectória dos mais representativos mediadores europeus (Portugueses, mas não apenas), mulheres incluídas. Concomitantemente, releva-se a importância dos mediadores asiáticos, com destaque para alguns dos que se radicaram na Europa. "Entre Mundos" adopta uma abordagem biográfica e "humana", que procura constituir um contraponto às análises excessivamente estruturais e institucionais das relações entre a Europa e a Ásia no período moderno.
Jorge Flores é actualmente investigador coordenador do CIUHCT, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, tendo ensinado anteriormente na Universidade de Macau, na Universidade de Brown e no Instituto Universitário Europeu, Florença. É especialista da história do império asiático português. O seu mais recente livro intitula-se Unwanted Neighbours: The Mughals, the Portuguese, and their Frontier Zones (OUP, 2018).
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar [email protected]